sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Fwd: Convite - Bate Papo PsiDF - Medicalização: Desafios à Educação - com Marilene Proença (USP

PSICÓLOGAS, PSICÓLOGOS E DEMAIS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO, CONVITE PARA DISCUTIRMOS PROCESSOS DE MEDICALIZAÇÃO!! 

NESTE SÁBADO, 03/08, ÀS 9h na Sala Papirus da Faculdade de Educação da UnB.

BATE PAPO PsiDF - Medicalização: Desafios à Educação

Presença de
Marilene Proença, livre docente na USP, referência nacional no tema.

SIMBORA!!
BATE PAPO PsiDF - Medicalização: Desafios à Educação - Com Marilene Proença (USP)


Sábado às 09:00

Sala Papirus - Faculdade de Educação - Universidade de Brasília


Para Marilene Proença, nossa convidada para este importante debate, há uma preocupação da Psicologia com a excessiva medicalização das diversas esferas da vida: "A medicalização é entendida como o processo que transforma questões de ordem social, política, cultural, em distúrbios, transtornos, atribuindo ao indivíduo uma série de dificuldades que o inserem no campo das patologias, dos rótulos, das classificações psiquiátricas. Nesse processo, um dos recursos mais utilizados para acalmar essa criança, esse adolescente ou esse adulto ou diminuir sintomas inadequados ou difíceis de serem controlados tem sido a medicação psiquiátrica, os psicofármacos que passaram a ser utilizados em larga escala no Brasil, principalmente nos últimos 10 anos".

A CHAPA 12 - PsiDF: Vem Somar! Vem Cuidar! entende que a pertinência do tema afeta TODA a comunidade escolar. Por essa razão, a CHAPA 12 convida psicólogas, psicólogos e outras categorias profissionais cercadas pelo tema para que junt@s, encontremos alternativas de enfrentamento a este cenário violador e midiatizado e que avancemos na promoção e garantia de respeito à autonomia, independência e criatividade tão esperadas nos processos educativos e que hoje, lamentavelmente, encontram-se patologizadas na rotina escolar, na vida cotidiana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário