Referências em Psicologia Escolar e Educacional

  • Referências Técnicas para Atuação dos Psicólogos na Educação Básica: clique aqui
  • Ano da Psicologia na Educação - Textos Geradores: clique aqui
  • Ebook sobre Medicalização da Educação:  
    • "A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância"

      Fabiola Colombani Luengo

      O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a indisciplina são na atualidade assuntos que aparecem com forte incidência no cotidiano escolar. Algumas condutas apresentadas pelas crianças, neste contexto, são vistas como indicativos de tal transtorno e isso vem contribuindo para que crianças ainda muito pequenas sejam encaminhadas pelos educadores aos profissionais da saúde, por apresentarem na escola comportamentos considerados indisciplinados, agitados e impulsivos. A presente pesquisa tem como principal objetivo, discutir a relação entre indisciplina e o diagnóstico de TDAH, a partir da queixa do professor da educação infantil. Pretende ainda, analisar a postura dos educadores diante do processo de patologização no campo educacional, levando em conta a sociedade eugênica e disciplinar, que foi consolidada com o processo de higienização ocorrido no início do século XX.

      Acesso em: http://books.scielo.org/id/sw26r

Nenhum comentário:

Postar um comentário