sábado, 26 de junho de 2021

Sexto encontro do Curso de Formação Continuada: Relações étnico-raciais e psicologia escolar

        O sexto encontro contou com a exposição do professor: Me. Heitor Abadio Vicente, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (PPG-PsiCC/UnB), mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2019) e graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (2017). Compõe o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação- NEPIE (UFCAT).
O diálogo começou com a apresentação do professor e com o convite para a filiação à ABRAPEE, a fim de fortalecer as lutas regionais e a representatividade nacional. Ele contextualizou os estudos críticos como construção de espaços de resistência e transformação, principalmente em vista o atual cenário sócio-político brasileiro. Heitor expôs que as relações étnico-raciais estão atreladas a uma questão política, observando que não existe raça sem conflito, sendo o racismo também estrutural.
Heitor observou que a incorporação de propostas antirracistas no projeto político pedagógico da escola são urgentes, no contexto de um compromisso ético político do psicólogo. É preciso pensar a escola como espaço pluriétnico; uma escola que se constitua como um espaço que discuta as questões raciais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário