sábado, 31 de julho de 2021

8º encontro do Curso de Formação Continuada: Educação inclusiva


O oitavo encontro contou com a exposição da Profa. Dra. Alexandra Ayach Anache, Possui graduação em Psicologia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Tem também pós-doutorado em Educação na Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. É professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e foi a presidente da ABRAPEE na gestão anterior. 

A profa. Alexandra expôs o conteúdo de forma bastante dialógica, trazendo contribuições da defectologia de Vigotski em relação com um resgate histórico das políticas públicas voltadas para a educação especial/inclusão. Considerou, ainda, que a homologação das leis não garante a efetivação dos direitos, sendo necessário conceituar adequadamente acessibilidade, inclusão e desenho universal. Desse modo, o psicólogo escolar precisa dialogar com outros profissionais para garantir, junto à equipe educativa, que os direitos sejam garantidos em todo o ambiente e nas relações, precisando de comunicação com arquitetos, com a área da tecnologia assistiva, intérpretes, etc. Ressaltou, ainda, ser de grande importância a formação continuada, pois a graduação e uma pós não abarcam toda a complexidade dos desafios da realidade.

Nossos agradecimentos por essa conversa tão rica e respeitosa, que acrescenta muito ao trabalho dos psicólogos escolares goianos, muitos dos quais estão inseridos nas políticas de inclusão.








Nenhum comentário:

Postar um comentário