sábado, 31 de julho de 2021

7º encontro do Curso de Formação Continuada: Orientação profissional


O oitavo encontro contou com a exposição da Dra. Marcela Cristina de Moraes, professora adjunta da Universidade Federal de Jataí. Graduou-se em Licenciatura, Bacharelado, Formação de Psicólogo(a) pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), com mestrado em Psicologia Aplicada pela mesma universidade. É Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com o tema sobre desenvolvimento da atividade voluntária na Educação Infantil, compondo a coordenação colegiada da ABRAPEE-Goiás.
Marcela expôs os fundamentos da orientação profissional, questionando o conceito de vocação e problematizando as dificuldades de escolha profissional em uma sociedade na qual muitas profissões têm aparecido e desaparecido continuamente. A tarefa do orientador profissional torna-se complexa, pois envolve mesmo resgatar o indivíduo em um processo vertiginoso de incompreensão e perda de sentido. Na OP, também é interessante um trabalho com os pais, no sentido de participar junto com os filhos do processo por meio de palestras, entrevistas, apoio logístico, formação de novos compromissos de apoio.
Marcela trouxe diversas experiências com grupos, mostrando inovações importantes no trabalho remoto para a prática da orientação profissional. Assim, a ABRAPEE-Goiás continua sendo pioneira, firme nos princípios de adequar-se à conjuntura pandêmica com ideias que respeitam os princípios de uma atuação focada no compromisso social.








Nenhum comentário:

Postar um comentário